Unidades de turno estendido ganham totens luminosos

25/08/2018 08:39
Cristine Rochol / Arquivo PMPA
SA√öDE
Equipamentos foram instalados em frente a unidades com atendimento até as 22h

As tr√™s unidades de sa√ļde que atendem no turno estendido, de segunda a sexta-feira, agora contam com¬†totens¬†luminosos para facilitar a orienta√ß√£o do p√ļblico. Em formato triangular, as estruturas indicam que os locais oferecem servi√ßos tamb√©m das 18h √†s 22h, pelo Programa Sa√ļde Noite e Dia, da prefeitura. Os sinalizadores foram colocados em frente √†s unidades de sa√ļde S√£o Carlos, Modelo e Tristeza, que integram a aten√ß√£o prim√°ria da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS).¬†

Nos locais, a popula√ß√£o de Porto Alegre t√™m acesso a atendimentos m√©dicos e de enfermagem feitos por profissionais da SMS e do Instituto Municipal de Estrat√©gia de Sa√ļde da Fam√≠lia (Imesf). S√£o m√©dicos de fam√≠lia, enfermeiros, t√©cnicos e auxiliares de enfermagem, disponibilizando¬†procedimentos como consultas, curativos, vacina√ß√£o e medicamentos. Nos postos Modelo e Tristeza, tamb√©m √© oferecido atendimento odontol√≥gico, em que cirurgi√Ķes-dentistas¬†fazem restaura√ß√£o e limpezas dent√°rias, al√©m de encaminhamento aos centros de especialidades odontol√≥gicas em casos de extra√ß√£o de siso e demais especificidades.

O atendimento estendido na US Tristeza come√ßou em 11 de junho, sendo a terceira unidade do Programa Sa√ļde Noite e Dia na cidade. A primeira foi a US S√£o Carlos, seguida da US Modelo, que ampliaram os hor√°rios respectivamente em mar√ßo e abril de 2017. Conforme o coordenador de Aten√ß√£o Prim√°ria da SMS, Thiago Frank, at√© o momento as tr√™s unidades¬†ofertaram 35 mil consultas m√©dicas, 7 mil consultas odontol√≥gicas e mais de 15 mil consultas de enfermagem, al√©m de curativos, testes r√°pidos e vacinas. ‚ÄúCada vez mais as unidades com turno estendido v√™m se consolidando como alternativa de acesso de qualidade na aten√ß√£o prim√°ria no munic√≠pio‚ÄĚ, afirma Frank.

Das 7h √†s 18h, os atendimentos permanecem normais, apenas para o p√ļblico de refer√™ncia das unidades de sa√ļde. Entre 18h e 22h, os pacientes que forem aos postos ser√£o atendidos por ordem de chegada, ou seja, sem necessidade de agendamento. Cerca de 80% dos casos que chegam √†s unidades de sa√ļde √† noite s√£o resolvidos na hora pelos m√©dicos de fam√≠lia. Nos casos em que h√° necessidade de encaminhamento, o procedimento √© feito na hora. A pessoa sai com um¬†ticket, com o n√ļmero do cart√£o SUS, e pode consultar o andamento da requisi√ß√£o no site da prefeitura.

Confira os endere√ßos das unidades do¬†Programa Sa√ļde Noite e Dia:

• Unidade de Sa√ļde S√£o Carlos, avenida Bento Gon√ßalves, 6670, bairro Partenon
  • Unidade de Sa√ļde Modelo, avenida Jer√īnimo de Ornelas, 55, bairro Santana
  • Unidade de Sa√ļde Tristeza, avenida Wenceslau Escobar, 2442, zona Sul