Unidades de turno estendido ganham totens luminosos

25/08/2018 08:39
Cristine Rochol / Arquivo PMPA
SAÚDE
Equipamentos foram instalados em frente a unidades com atendimento até as 22h

As três unidades de saúde que atendem no turno estendido, de segunda a sexta-feira, agora contam com totens luminosos para facilitar a orientação do público. Em formato triangular, as estruturas indicam que os locais oferecem serviços também das 18h às 22h, pelo Programa Saúde Noite e Dia, da prefeitura. Os sinalizadores foram colocados em frente às unidades de saúde São Carlos, Modelo e Tristeza, que integram a atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Nos locais, a população de Porto Alegre têm acesso a atendimentos médicos e de enfermagem feitos por profissionais da SMS e do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). São médicos de família, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, disponibilizando procedimentos como consultas, curativos, vacinação e medicamentos. Nos postos Modelo e Tristeza, também é oferecido atendimento odontológico, em que cirurgiões-dentistas fazem restauração e limpezas dentárias, além de encaminhamento aos centros de especialidades odontológicas em casos de extração de siso e demais especificidades.

O atendimento estendido na US Tristeza começou em 11 de junho, sendo a terceira unidade do Programa Saúde Noite e Dia na cidade. A primeira foi a US São Carlos, seguida da US Modelo, que ampliaram os horários respectivamente em março e abril de 2017. Conforme o coordenador de Atenção Primária da SMS, Thiago Frank, até o momento as três unidades ofertaram 35 mil consultas médicas, 7 mil consultas odontológicas e mais de 15 mil consultas de enfermagem, além de curativos, testes rápidos e vacinas. “Cada vez mais as unidades com turno estendido vêm se consolidando como alternativa de acesso de qualidade na atenção primária no municípioâ€, afirma Frank.

Das 7h às 18h, os atendimentos permanecem normais, apenas para o público de referência das unidades de saúde. Entre 18h e 22h, os pacientes que forem aos postos serão atendidos por ordem de chegada, ou seja, sem necessidade de agendamento. Cerca de 80% dos casos que chegam às unidades de saúde à noite são resolvidos na hora pelos médicos de família. Nos casos em que há necessidade de encaminhamento, o procedimento é feito na hora. A pessoa sai com um ticket, com o número do cartão SUS, e pode consultar o andamento da requisição no site da prefeitura.

Confira os endereços das unidades do Programa Saúde Noite e Dia:

  • Unidade de Saúde São Carlos, avenida Bento Gonçalves, 6670, bairro Partenon
  • Unidade de Saúde Modelo, avenida Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana
  • Unidade de Saúde Tristeza, avenida Wenceslau Escobar, 2442, zona Sul
     

 

 

Andrea Brasil