Uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes hospitalares

14/02/2023 13:51

O uso de máscaras em áreas assistenciais de hospitais, pronto-atendimentos, unidades de saúde e instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) deixa de ser obrigatório em Porto Alegre e passa ser fortemente recomendado. A determinação consta no decreto nº 21.876, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta terça-feira, 14, e vale para instituições públicas e privadas.

A medida está baseada em parecer da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e leva em consideração a diminuição da circulação viral, surtos e novas internações por Covid-19. A prefeitura segue atenta ao cenário epidemiológico e observa as variações de indicadores para as tomadas de decisões.

A última atualização quanto ao uso de máscaras em Porto Alegre foi em 20 de dezembro de 2022 com a publicação do decreto nº 21.790.

Recomendação para uso de máscara

- Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs);
- Estabelecimentos públicos e privados destinados à prestação de serviços em saúde;
- Pessoas que apresentem sintomas respiratórios ou de doenças com transmissão por via respiratória, em qualquer estabelecimento de assistência à saúde, seja público ou privado, bem como vias públicas e espaços compartilhados;
- Gestantes;
- Pacientes vulneráveis, como imunodeprimidos, em tratamento de doenças oncológicas e com doenças crônicas. 

 

Lissandra Mendonça

Cristiano Vieira