UTI pediátrica do HPS completa 20 anos como referência no Estado

11/10/2022 17:26
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Reforma estrutural do setor foi concluída em julho

A UTI do trauma pediátrico do Hospital de Pronto Socorro (HPS) é responsável pelo atendimento de aproximadamente 300 crianças e adolescentes anualmente. Nesta semana, o setor completa 20 anos de trabalho intenso para salvar vidas. Os principais traumas que motivam internações são traumatismo craniano por queda ou acidente automobilístico e queimaduras. São 700 internações pediátricas por ano e 300 em UTI pediátrica.

A equipe é multiprofissional, com médicos intensivistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo, assistentes sociais e apoio administrativo. “O impacto na saúde pública da cidade e Estado é enorme, somos centro de referência para trauma e queimados pediátricos”, afirma a coordenadora médica da UTI e da Pediatria, Luciana Barcellos.

No local, 30% dos atendimentos são de pacientes do interior e 20% da Grande Porto Alegre. “O atendimento especializado diminui a mortalidade e morbidade destes pacientes”, destaca Luciana.

A reforma estrutural do setor, concluída em julho deste ano, possibilitou a abertura de sete leitos de enfermaria pediátrica para trauma e manteve oito leitos intensivos. “A reforma e ampliação tornou o espaço mais humanizado e adequado para esse atendimento”, diz a diretora do HPS, Tatiana Breyer. As melhorias incluíram climatização e instalação de um leito de isolamento.

Seminário - Nesta terça-feira, 11, o HPS promoveu seminário para marcar a passagem dos 20 anos da UTI pediátrica. Em debate, temas como criança politraumatizada, assistência de enfermagem ao paciente pediátrico queimado, desafios da nutrição na assistência pediátrica, vulnerabilidade social na infância e abordagens de famílias em situações limítrofes.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes