Vacinação contra Covid-19 para profissionais de saúde é adiada por segurança sanitária
Diante da intensa procura de informações por várias categorias de profissionais de saúde, desde o anúncio de inÃcio da vacinação deste segmento a partir desta sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu suspender a imunização dessas categorias. O motivo é o risco de grande aglomeração nos dois locais indicados, o Centro de Saúde Modelo e o posto do IAPI.
A decretação de bandeira preta para todo o Rio Grande do Sul a partir deste sábado, 27, e a suspensão da cogestão (que permitia aos municÃpios adotarem uma bandeira imediatamente abaixo à que estavam) tornam ainda mais necessária esta decisão. A SMS reforça que, mesmo entendendo ser fundamental a imunização dos profissionais de saúde e tendo feito enorme esforço para destinar 5 mil doses para este fim, seria arriscado demais reunir tantas pessoas nos mesmos locais, colocando todos em risco de contágio.
As doses para os profissionais de saúde continuarão reservadas. A SMS vai definir um modelo mais apropriado e seguro para a imunização das categorias.
Fica mantida a vacinação para os idosos a partir de 82 anos, nas 21 unidades de saúde de referência e em dois drive-thrus – um no hipermercado Big Sertório e outro no Big Barra Shopping.
Â
Â
Andrea Brasil