Vacinação de indígenas começa nesta terça em Porto Alegre

23/04/2019 12:33
Cristine Rochol / PMPA
SMS realiza a vacinação contra a influenza (gripe) na Aldeia Kaingang do Morro do Osso.
Objetivo é ampliar a cobertura vacinal e fortalecer o controle de epidemiologias

O Mês de Vacinação dos Povos Indígenas foi aberto nesta terça-feira, 23, na aldeia Kaingang Van Kã, no Lami, extremo-sul de Porto Alegre, em solenidade iniciada às 9h. A estratégia da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) tem o objetivo de intensificar e melhorar a cobertura vacinal, reduzir as inequidades dos povos indígenas, fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias e a qualidade da informação em saúde.

A intensificação é realizada junto com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (saiba mais), nas áreas indígenas de todo o país. Em Porto Alegre, as atividades envolvem cinco aldeias indígenas. Este ano, o Polo Base Porto Alegre, estrutura do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), responsável por essa população de forma compartilhada com o município, foi contemplado para representar o Distrito Sanitário Especial Indígena do Interior Sul junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Ministério da Saúde.

Além da vacinação nas aldeias, serão desenvolvidas ações para a melhoria das condições de saúde das comunidades indígenas, em parceria com a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena de Porto Alegre e do Polo Base da Sesai. "Durante dez dias, serão feitas avaliações de saúde bucal, do estado nutricional e do crescimento e desenvolvimento das crianças indígenas menores de 5 anos, e também haverá acompanhamento de idosos e deficientes, triagem de doenças crônicas nos adultos e rodas de conversa para orientações específicas", diz a assessora técnica do Núcleo de Equidades da Coordenadoria-Geral de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Rosa Rosado.

As atividades serão realizadas em parceria entre a Coordenação Estadual de Saúde Indígena/DAS/SES-RS, Distrito Sanitário Especial Indígena do Interior Sul e Núcleo de Equidades em Saúde da Coordenadoria-Geral Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia mais:
Gripe: vacinação passa a atender todos os grupos prioritários

 

Vanessa Conte

Elisandra Borba