Vacinação na região Cruzeiro marca cinco meses de ações na unidade móvel
Em cinco meses de atuação, a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 12.210 pessoas contra Covid-19. De abril a agosto, foram 22 edições dominicais em comunidades dos mais diferentes bairros da Capital. Para marcar o 23º atendimento do serviço, o ônibus estará na região Cruzeiro neste domingo, 5, das 9h às 13h, na rua Cruzeiro do Sul, 2445, estacionamento do supermercado Pezzi, bairro Santa Tereza.
No local, haverá vacinação da primeira dose para a população adulta de 18 anos ou mais. Também estará disponível a aplicação da segunda dose para pessoas que precisam fazer Coronavac/Butantan ou AstraZeneca/Oxford. A ação terá doação de roupas para a comunidade e ato de comemoração pela importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ciência.
“Observamos que ações descentralizadas facilitam a vacinação de pessoas que têm mais dificuldade de acesso aos serviços durante a semana por conta do trabalho ou da distância”, afirma o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
De acordo com a coordenadora das políticas públicas de Atenção Primária em Saúde, Elaine Oliveira Soares, cada pessoa conta na vacinação. “As ações da unidade móvel devem garantir que todos sejam vacinados, mesmo aqueles que vivem em lugares de mais vulnerabilidade”, avalia.
Aos domingos, a vacinação nas comunidades tem atuação de alunos da UniRitter, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Unisinos, Factum, Fadergs e Fundação Universitária de Cardiologia, parceiros da SMS na imunização.
Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. No caso da segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Gilmar Martins