Vacinação no Dia D alcança mais de 15 mil crianças

20/08/2018 15:51
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Cobertura de vacinação alcançou 40,3% para sarampo e 41,3% para poliomielite

No sábado, 18, Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, mais de 15 mil crianças foram vacinadas em Porto Alegre nos 93 postos de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com os registros do sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações, 15.546 doses da vacina contra pólio e 15.097 da tríplice viral foram administradas no Dia D.

Com os números atualizados, a cobertura de vacinação alcançou 40,3% para sarampo e 41,3% para poliomielite. O número de doses aplicadas durante a campanha chega a 26.275 de vacinas contra sarampo e 26.955 doses contra poliomielite. 

O total estimado pelo Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 61,9 mil crianças de 1 a menos de 5 anos, que correspondem a 95% das 65.181 estimadas como população-alvo pelo ministério. A campanha de vacinação prossegue até o dia 31 de agosto em todas as salas de vacina abertas da Secretaria Municipal de Saúde. 

A chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur, destaca a importância de pais e responsáveis levarem os filhos a uma unidade de saúde para avaliação da situação vacinal das crianças. “Depois da avaliação, as crianças terão a caderneta atualizada ou receberão dose extra das vacinas”, explica a enfermeira. 

A orientação do Ministério da Saúde é de que todas as crianças na faixa etária indicada, de 1 ano a menos de 5,  recebam dose de reforço das duas vacinas.  

Nesta semana, de acordo com levantamento do núcleo de Imunizações, 129 postos estão com as salas de vacina em condições de atender à população. A caderneta de vacinação e o cartão SUS devem ser apresentados para a avaliação individual de cada criança. Dez salas estão fechadas preventivamente devido a problemas técnicos na rede de frio (câmaras frias utilizadas para armazenamento e conservação de imunobiológicos) podem comprometer a qualidade das vacinas.

Clique aqui e veja as unidades de saúde com salas abertas.

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes