Veja onde se vacinar contra Covid-19 nesta sexta-feira na Capital

05/01/2024 08:16

A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) mant√©m nesta sexta-feira, 5,¬†a vacina√ß√£o contra Covid-19 em Porto Alegre. J√° contra a¬†gripe (Influenza), a vacina√ß√£o est√° encerrada e deve ser retomada na campanha anual para todo o pa√≠s, conforme calend√°rio a ser divulgado oportunamente pelo Minist√©rio da Sa√ļde.

O p√ļblico apto a receber a vacina bivalente, dispon√≠vel em todas as unidades de sa√ļde da Capital, inclui quem tem 18 anos ou mais, al√©m de pessoas com comorbidades de¬†12 anos ou mais, com defici√™ncia permanente de 12 anos ou mais, gestantes, pu√©rperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de sa√ļde, todos com esquema vacinal prim√°rio completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. J√° as doses da vacina monovalente contra Covid-19 estar√£o acess√≠veis em 38¬†locais.¬†

Pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas a partir de 12 anos, que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente contra Covid-19 h√° mais de seis meses, est√£o aptas para a dose de refor√ßo da vacina bivalente. As doses j√° est√£o dispon√≠veis para esses p√ļblicos na rede municipal em todas as¬†unidades de sa√ļde, exceto na¬†Laranjeiras, Bar√£o de Bag√©, Coinma, Ilha do Pav√£o, Ilha da Pintada, Ilha dos Marinheiros, Restinga, N√ļcleo Esperan√ßa e Osmar Freitas.

São imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
- Pessoas com doen√ßas inflamat√≥rias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ‚Č• 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ‚Č• 14 dias. Crian√ßas: doses de prednisona, ou equivalente, ‚Č• 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias at√© 10 quilos.
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
- Pessoas com doen√ßa renal cr√īnica em hemodi√°lise.
- Pacientes oncol√≥gicos que realizaram tratamentos quimioter√°pico ou radioter√°pico nos √ļltimos seis meses.
- Pessoas com neoplasias hematológicas.

Bebês e crianças
Bebês a partir de 6 meses a crianças de até 5 anos incompletos também podem ser imunizados contra a doença, com vacina específica para a faixa etária. O esquema vacinal para este grupo é em três doses.
Documentação - Identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da aplicação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Crianças de 5 até 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias)
Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação - Identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Adultos e adolescentes acima de 12 anos
Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação - Identidade com CPF e carteira de vacinação.

Bivalente
P√ļblico:
¬†pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, pessoas com defici√™ncia permanente com 12 anos ou mais, gestantes e pu√©rperas, profissionais de sa√ļde, todos com esquema vacinal prim√°rio completo (pelo menos duas doses anteriores).
Documenta√ß√£o - Identidade com CPF e carteira de vacina√ß√£o. No caso de imunocomprometidos, √© preciso apresentar comprovante da condi√ß√£o de sa√ļde por meio de atestado m√©dico, nota de alta hospitalar ou receita de medica√ß√£o. Para profissionais de sa√ļde √© necess√°rio apresentar comprovante do v√≠nculo empregat√≠cio (crach√°, carteira ou contrato de trabalho vigente). No caso de trabalhadores aut√īnomos, entregar c√≥pia da ficha CNES ou alvar√° do servi√ßo de sa√ļde ou autodeclara√ß√£o (veja¬†aqui). J√° trabalhadores de apoio devem levar declara√ß√£o de v√≠nculo do trabalhador (veja¬†aqui). Pessoas com defici√™ncia permanente dever√£o apresentar documento que comprove sua condi√ß√£o, como laudo m√©dico, cart√Ķes de gratuidade no transporte p√ļblico, entre outros, v√°lidos independente da data.
Onde: os p√ļblicos ser√£o atendidos em todas as unidades de sa√ļde.

Segunda dose da Bivalente
P√ļblico:¬†
pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas a partir de 12 anos que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente contra Covid-19 h√° mais de seis meses.
Onde: os p√ļblicos ser√£o atendidos em todas as unidades de sa√ļde,¬†exceto na¬†Laranjeiras, Bar√£o de Bag√©, Coinma, Ilha do Pav√£o, Ilha da Pintada, Ilha dos Marinheiros, Restinga, N√ļcleo Esperan√ßa e Osmar Freitas.

Monovalente
Onde: 38¬†unidades de sa√ļde
Das 7h às 21h30: Campo da Tuca, Chácara da Fumaça, Diretor Pestana, IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio e Moab Caldas.
Das 8h às 16h30: Divisa, Fradique Vizeu, Ilha dos Marinheiros e Lomba do Pinheiro.
Das 7h às 18h30: Cristal, Sarandi, Lami, Nossa Senhora de Belém, Restinga, Camaquã, Moradas da Hípica, Assis Brasil, Panorama, Passo das Pedras 1, Rubem Berta, Ipanema, Nova Brasília, Campo Novo, Vila Ipiranga e Vila Jardim.
Das 8h às 17h30: Jardim Itu, Parque dos Maias, Costa e Silva e Sesc.
A Unidade Mato Sampaio atenderá das 8h às 19h30.

Veja a¬†lista de postos de sa√ļde.

Vanessa Conte

Cristiano Vieira