Vigilância ambiental capacita agentes de combate a endemias em serviço de desratização

21/08/2025 14:59
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é retomar ainda neste semestre a execução dos serviços de desratização comunitária

Agentes de combate a endemias vinculados à Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Porto Alegre receberam capacitação para o serviço de desratização em vias públicas e comunitária na quarta-feira, 20. Este foi o segundo encontro visando oferecer conhecimento teórico e prático sobre o manejo, uso de equipamentos de proteção individual e orientações sobre as técnicas corretas para a execução de uma desratização segura. Também foram abordadas as formas de prevenção, controle e sintomas da leptospirose. 

Um dos objetivos da formação é retomar ainda neste semestre a execução dos serviços de desratização comunitária, realizado pela Vigilância em parceria com unidades de saúde em comunidades com grande circulação de roedores. 

Medidas para controle de roedores e de vigilância da leptospirose são implementadas na Diretoria de Vigilância em Saúde tanto pela vigilância ambiental quanto pela epidemiológica. Em vias públicas, a desratização é feita com colocação de raticida em bueiros e tocas. Solicitações podem ser encaminhadas pela comunidade ao serviço 156 da prefeitura. Já a desratização comunitária é um serviço solicitado por unidades de saúde, de acordo com critérios estabelecidos pela vigilância ambiental. 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins