Vigilância em Saúde realiza ação para captura de escorpião amarelo

27/09/2022 12:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação

Nesta terça-feira, 27, agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre realizam nova operação no centro da cidade para captura de escorpião amarelo. Com ponto de encontro às 19h30, na Praça Dom Feliciano, a operação será expandida para quadras da rua dos Andradas, rua Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho. Não há previsão de chuva, mas, com precipitação, a ação será suspensa e reagendada.

A operação poderá ser acompanhada pela imprensa. No entanto, não será possível aos veículos utilizar luz branca para registro da captura. A gerente da Unidade de Vigilância Ambiental, Roxana Nishimura, ressalta que nas vistorias são utilizadas lanternas com luz ultravioleta, que destaca o escorpião amarelo.

A gestora recomenda que a população residente na região, se possível, restrinja a circulação no horário da operação, previsto para terminar às 23h.

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar. A referência em Porto Alegre é o HPS.

Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é que o arredor da moradia seja limpo, grama aparada e eliminação de entulho ou lixo. Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha e instaladas telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais.

Saiba mais sobre o escorpião amarelo no episódio do Podcast Voz do Cievs. O Voz do Cievs está disponível no Spotify, na plataforma Anchor.fm e no Google Podcasts.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil