Vigilância em Saúde realiza encontro com serviços de controle de infecção hospitalar

21/02/2024 18:03

A Coordenação Municipal de Infecção Hospitalar (CMCIH) realizou encontro, na manhã desta quarta-feira, 21, com representantes dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar das instituições sediadas em Porto Alegre. O objetivo foi o alinhamento e a capacitação das equipes para a nova versão da ficha de notificação de Microrganismos Multirresistentes na Plataforma Sentinela, utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o encontro, além da apresentação da atualização da ficha, foi realizada a divulgação do Manual do Usuário - versão preliminar, que orienta os serviços sobre a utilização da ficha de notificação. As informações geradas pela plataforma permitem o conhecimento do perfil epidemiológico municipal das multirrersistências e a identificação de desvios dos níveis endêmicos, propiciando a tomada de decisão e intervenções em tempo oportuno, visando à segurança do paciente.

O trabalho de atualização foi desenvolvido por um grupo técnico composto por representantes dos Controles de Infecção Hospitalar, professores/pesquisadores vinculados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre/Ufrgs e a CMCIH. 

Também participaram a nova diretora da Associação Gaúcha dos Profissionais de Controle de Infecção (AGIH) e a representante da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH).

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes