Vigilância em Saúde visita estrutura de ultrafreezers da UFRGS
O diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, visitou na manhã desta quinta-feira, 29, o Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para conhecer a estrutura de rede de frio que permite o armazenamento de imunobiológicos em ultra baixa temperatura (entre -60ºC e -80ºC).
Os equipamentos, denominados ultrafreezers, podem ser utilizados para a conservação da vacina Comirnaty, fabricada pela Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech. A capacidade de armazenamento nos equipamentos da universidade é de 4 milhões de frascos de imunobiológicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil receberá a primeira remessa da vacina nesta quinta-feira, com distribuição aos estados na sexta-feira, 30. A vacina Comirnaty será utilizada apenas em capitais, por causa da logÃstica complexa para sua conservação e armazenamento, diluição e administração. Porto Alegre receberá na primeira remessa de 32.760 doses da vacina Pfizer, como é conhecida, em data ainda a ser confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde.
A visita à UFRGS foi acompanhada pelo pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da universidade, professor Geraldo Pereira Joltz, pela diretora do ICBS, Ilma Brum, e pelo vice-diretor do Instituto, Marcelo Lazzaron Lamers.
Â
Lissandra Mendonça