Vigilância lança curso a distância sobre imunizações
A Equipe de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) abriu vagas no Curso EAD em Imunizações a partir desta quarta-feira, 12. O curso é oferecido em parceria com a Escola de Gestão Pública da prefeitura e estará disponível na Plataforma EducaPOA. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam em salas de vacina municipais. São 12 horas de aulas, divididas em três módulos, com metodologia autoinstrucional.
A enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que a qualificação tem objetivos específicos: avaliar e sistematizar o calendário vacinal da criança, do adulto e do idoso, da criança exposta e do paciente que convive com HIV, oferecer conhecimento sobre as especificidades de cada imunobiológico e da rotina da sala de vacinas, oferecer aprendizado quanto aos cuidados necessários com a rede de frio, o sistema para digitação do registro dos imunobiológicos administrados; a identificação e notificação de um evento adverso pós-vacinação, além do conhecimento a respeito do fluxo da movimentação dos imunobiológicos.
“O curso se justifica pela necessidade de ampliar e atualizar o conhecimento em imunizações dos profissionais que atuam nas salas de vacinas, proporcionando o suporte necessário para qualificar o atendimento e aumentar as coberturas vacinais”, frisa a enfermeira.
Módulo 1 - Apresentar o Programa Nacional de Imunizações e breve histórico sobre vacinas. Ensinar a rotina da sala de vacinas. Trabalhar técnicas de aplicação e manuseio dos imunobiológicos. Capacitar o aluno a avaliar e sistematizar o calendário vacinal da criança, do adulto, do idoso e da gestante. Ensinar as especificidades de cada imunobiológico.
Módulo 2 - Capacitar o aluno a avaliar e sistematizar o calendário vacinal da criança exposta e do paciente que convive com HIV. Capacitar o aluno com noções básicas e operacionais da rede de frio, cadeia de frio, conservação, manipulação, controle de estoque, notificação de Imunobiológicos sob suspeita.
Módulo 3 - Saber identificar e notificar um evento adverso pós-vacinação. Prevenção e notificação de erros de imunização. Ensinar o fluxo da movimentação dos imunobiológicos. Instrumentalizar o aluno no sistema de informação em sala de vacinas (e-SUS) nas etapas: cadastro de lotes e laboratórios, registro da vacina no usuário, registro tardio, erros de registros. Mostrar as funcionalidades utilizadas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
Todas as aulas são ministradas em vídeo, por servidores do Núcleo de Imunização da SMS. O curso é acessado na Plataforma EducaPOA.
Servidores da Prefeitura de Porto Alegre podem acessar com login e senha usados no cotidiano. Profissionais externos à prefeitura devem preencher cadastro aqui.
Andrea Brasil