Vigilância monitora qualidade da água para consumo humano na Capital

10/02/2022 16:15
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Monitoramento é realizado durante todo o ano

A Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e Águas da Secretaria Municipal de Saúde realiza, durante todo o ano, o monitoramento da qualidade da água para consumo humano. As análises integram o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

O número de análises é definido pelo Ministério da Saúde. Para analisar o parâmetro fluoreto, são 53 amostras mensais. Turbidez da água, presença de cloro e de Escherichia Coli, 65 coletas mensais. As coletas são feitas de forma distribuída entre as seis Estações de Tratamento e sistemas de distribuição do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Com o Vigiagua, a intenção é garantir à população acesso à água potável em quantidade suficiente e qualidade mínima, com objetivo de prevenir agravos e doenças transmitidos pela água. O engenheiro químico Rogério Ballestrin, da Diretoria de Vigilância em Saúde, explica que este monitoramento é feito de maneira complementar às análises realizadas pelo Dmae.

Qualidade - Ballestrin lembra que a Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano determina que a Vigilância em Saúde realize amostragens mensais na água tratada a fim de garantir sua potabilidade.

“São análises que devem ser realizadas independente daquelas realizadas pelo Dmae para avaliar a eficiência do tratamento da água e a integridade do sistema de distribuição, além de possibilitar à secretaria orientar, para a tomada de providências imediatas, os responsáveis pela operação quando há detecção de irregularidades ou para a adoção de medidas preventivas, tais como proteção do manancial, otimização do tratamento, manutenção dos sistemas de distribuição, entre outras”, enfatiza.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes