Vigilância monitora qualidade da água para consumo na Capital
Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Definida em 1992 pela Organização Mundial da Saúde, a data faz um chamamento à comunidade internacional para a reflexão e debate de questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
Nesta semana, a Equipe de Vigilância de Saúde Ambiental e Águas (EVSAA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nova coleta de amostras em Estações de Tratamento de Água (ETA) e em fontes alternativas visando a monitorar os parâmetros de qualidade. Os resultados serão divulgados assim que as análises estiverem concluídas.
Esta coleta integra um programa de monitoramento ampliado (além das análises feitas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos), que abrange 94 parâmetros - incluindo a presença de contaminantes químicos ou agrotóxicos - contratado pela SMS em 2023. Alex Lamas, chefe da EVSAA, explica que este programa prevê coletas em nove pontos, duas vezes por ano.
A primeira rodada foi realizada em outubro passado. “Cruzamos dados do Dmae, de pesquisas da Secretaria Estadual, Fiocruz e Laboratório Central do Estado e de contratação própria para análise dos 94 parâmetros, com recursos do município, e a primeira rodada dos resultados e de todas as demais coletas não apontam presença de agrotóxico ou contaminantes químicos na água tratada”, confirma Lamas.
Gilmar Martins