Vigilância retoma vistoria de cozinhas hospitalares da Capital

20/06/2022 17:14
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Intenção é vistoriar uma unidade por semana ao longo do ano

A Equipe de Vigilância de Serviços e Produtos de Interesse à Saúde retomou nesta segunda-feira, 20, no Hospital Mãe de Deus a fiscalização das cozinhas hospitalares da cidade. Em Porto Alegre há 28 unidades de alimentação e nutrição hospitalar, 12 lactários e 24 unidades de nutrição enteral sujeitos à fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

A intenção é vistoriar uma unidade por semana, ao longo do ano. A atividade foi retomada após o arrefecimento da pandemia de Covid-19. Nas vistorias são verificados os requisitos higiênico-sanitários previstos em legislação como limpeza, higiene, controle de temperaturas das preparações, controle de fornecedores e demais itens de controle fundamentais para a segurança dos alimentos ofertados no ambiente hospitalar. 

“O trabalho é realizado na perspectiva de que a nutrição hospitalar possui papel fundamental na recuperação e manutenção do estado nutricional dos pacientes internados, contribuindo diretamente para o bem-estar e a melhora do quadro clínico delesâ€, explica a gerente da Unidade de Vigilância Sanitária (UVS) da SMS, Paula Rivas. 

As vistorias em cozinhas hospitalares, nutrição enteral e lactários fazem parte da meta pactuada CIB250/2007, que estabelece vistoria anual, pela vigilância sanitária municipal do SUS em 100% dos hospitais que tenham estes serviços.

Participaram da fiscalização no Hospital Mãe de Deus, nesta segunda-feira, a gerente da UVS, a técnica em Nutrição da DVS Ethiane Verdeco e Danielle Fick, nutricionista residente da UVS.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins