Workshop aborda desafios para eliminação do câncer de colo do útero

19/08/2022 08:48

Discutir estratégias e desafios para eliminação do câncer de colo do útero estão entre os objetivos de workshop que será realizado nesta sexta-feira, 19, das 8h30 às 17h. O evento ocorre no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), na avenida Independência, 661. A promoção é do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), com apoio da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Diretoria de Vigilância em Saúde e HMIPV.  

Durante a programação, voltada a gestores e profissionais que têm envolvimento com o tema, será apresentado o caso da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, além de dados e informações de Porto Alegre. O município paulista desenvolve projeto de referência nacional de conscientização, prevenção, rastreio e detecção precoce do câncer do colo uterino. 

À tarde, haverá reunião de trabalho a respeito das três estratégias apoiadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução da incidência e eliminação da doença. São elas: vacinação contra o HPV, rastreio e tratamento de lesões pré-cancerosas e manejo do câncer invasivo.   

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres, excluídos os de pele não melanoma. Para o ano de 2021, foram estimados 16.710 casos novos, com um risco estimado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (Inca, 2021). Na região Sul do Brasil, o câncer do colo do útero ocupa a quarta posição (12,60/100 mil).

O IGCC é uma associação sem fins lucrativos, estabelecida em setembro de 2021, sendo o parceiro de sustentabilidade do City Cancer Challenge Foundation. O C/Can está presente em Porto Alegre desde 2018, desenvolvendo projetos em parcerias locais para melhoria do diagnóstico precoce e tratamento de câncer.

Vanessa Conte

Andrea Brasil