Alexandre Aragon é nomeado coordenador do Fórum de Segurança da Granpal

09/03/2023 14:34

O secretário municipal de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, foi nomeado nesta quinta-feira, 9, como coordenador do Fórum de Segurança da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Ele havia sido indicado de forma unânime pelos integrantes do colegiado, em reunião realizada no Instituto Caldeira, na Zona Norte da Capital.

A nomeação representa a sequência da Capital na liderança do grupo, que até então era encabeçado pelo ex-secretário Mário Ikeda. “A expectativa é que tenhamos a possibilidade de integrar ideias, para além das operações. Isso sem falar no compartilhamento de tecnologias e conhecimentos, até mesmo no âmbito da legislação”, ressalta Aragon.

O objetivo do Fórum de Segurança da Granpal é ampliar a segurança dos cidadãos a partir do compartilhamento de dados e experiências. As reuniões são mensais e acontecem de forma itinerante. No encontro mais recente, além da troca na coordenação do grupo, foram debatidas as possibilidades de cooperação entre os agentes dos 19 municípios da Região Metropolitana.

“O panorama das cidades que fazem parte da Associação é bem parecido, e esse cenário demanda um trabalho conjunto para a apresentação de novas soluções. Os criminosos que atuam em Porto Alegre também circulam na Região Metropolitana, e vice-versa. Portanto, temos muito a avançar se atuarmos a partir dos mesmos protocolos”, afirma o secretário.

Além das lideranças da Capital, participaram do encontro representantes das prefeituras de Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul.

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes