Avanço da frente fria é tema de reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências

26/07/2021 19:03
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Servidores da prefeitura que trabalharam nas buscas aos bombeiros desaparecidos durante incêndio na SSP foram homenageados

Devido a uma solicitação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a reunião ordinária da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), que ocorreria na última terça-feira do mês, foi adiantada para a tarde desta segunda-feira, 26, no auditório da Associação Médica do RS (Amrigs). O prefeito sugeriu a antecipação para que a comissão conseguisse desenvolver um plano de ação para amenizar os efeitos do avanço da frente fria na Capital.

A reunião iniciou-se com um ato de reconhecimento aos órgãos e servidores municipais que atuaram no auxílio das buscas pelos bombeiros desaparecidos durante o incêndio do prédio da SSP, no dia 14. O coordenador da Defesa Civil e presidente da Copae, Evaldo Rodrigues, confeccionou certificados como forma de agradecimento ao trabalho dos servidores envolvidos. “Todos que estão aqui foram incansáveis, atuando permanentemente no local, e foram essenciais para o trabalho de busca. Graças a estes órgãos e a estes servidores conseguimos atuar 24 horas no local." Além da homenagem, houve um momento de avaliação da atuação da comissão no incêndio, com depoimentos dos que estiveram mais envolvidos no incidente.

Após a homenagem, a meteorologista da Sala de Situação, Cátia Valente, que atua com a Defesa Civil do Estado, explicou um pouco sobre a frente fria que está se aproximando do Estado. “As temperaturas negativas previstas são características de um inverno típico: o vento deixará a sensação térmica mais baixa do que o indicado pelos termômetros, e Porto Alegre poderá registrar temperaturas na casa dos 2°C." A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, nesta segunda-feira, um alerta de frio intenso. Na terça, as temperaturas diminuem ao longo do dia. A manhã da quarta-feira, 28, inicia-se com mínimas baixas, e a sensação de frio segue inclusive na parte da tarde. A quinta-feira, 29, continuará com temperaturas baixas. Na sexta-feira, 30, o frio começará a perder força, com o gradual afastamento da massa de ar polar.

O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, apresentou o plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua no caso das temperaturas caírem como o previsto, e pediu que a comissão opinasse e sugerisse mudanças. 

O último assunto do encontro foi a apresentação da ferramenta que será utilizada para desenvolvimento do Plano de Contingência de Desastres de Porto Alegre. O CEO da Pedra Circular, Abner Williem Quintino Freitas, explicou como funciona o aplicativo, onde cada órgão integrante do Copae inicialmente deverá informar quais seus recursos materiais e pessoais disponíveis para a utilização em um desastre.

O secretário municipal de Segurança, Mario Ikeda, destacou a importância de um plano de contingência. "A previsibilidade do que temos à disposição é de suma relevância para atendermos qualquer sinistro com maior brevidade possível."

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins