Carro furtado é recuperado com ajuda do aplicativo Detetive Cidadão

07/10/2022 12:45

Mais um veículo furtado foi recuperado em Porto Alegre por meio do Detetive Cidadão, funcionalidade do aplicativo 156+POA. De forma colaborativa, um usuário suspeitou de um automóvel abandonado e enviou foto anônima para averiguação das autoridades policiais. A confirmação do alerta e da checagem de dados resultou na recuperação de um Onix preto nesta quinta-feira, 6, que havia sido furtado no começo de outubro. O veículo estava na rua São Manoel, no bairro Santa Cecília.

Desde o lançamento do Detetive Cidadão, a plataforma tem auxiliado os órgãos de segurança no combate ao furto e roubo de veículos em Porto Alegre. Ao enviar uma fotografia via celular de um carro suspeito para o aplicativo, a placa do automóvel é verificada. Caso seja constatada a condição de furto ou roubo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, um alerta à Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos de segurança para efetuar a busca. O sistema não registra o número de telefone quem enviou a foto, garantindo o anonimato da denúncia.

"O Detetive Cidadão se consolida como um importante aliado no combate à criminalidade. Com recebimento de denúncias, cruzamento de dados e integração entre as forças policiais, este canal gratuito à população vem auxiliando na recuperação de veículos procurados", destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

O Detetive Cidadão é interligado ao Cercamento Eletrônico, que usa as tecnologias de georreferenciamento e OCR - Optical Character Recognition, que reconhece caracteres a partir de uma imagem. A funcionalidade foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Balanço - Quase cinco mil denúncias já foram enviadas ao Detetive Cidadão envolvendo carros suspeitos de furto ou roubo desde o início das operações, em 2017. Desde então, mais de 50 veículos foram recuperados, quatro apenas em 2022. A ferramenta está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixada gratuitamente por meio da Google Play e App Store.

Fios de energia - Em setembro, a prefeitura ampliou a funcionalidade do Detetive Cidadão, que também passou a receber denúncias de furto e roubo de cabos de energia em Porto Alegre. A nova função auxilia a Guarda Municipal a dar uma pronta resposta mais rápida e eficaz. Por meio do telefone 153, a população também pode realizar denúncias anônimas para Guarda Municipal.

 

Lucas Rivas

Cristiano Vieira