Ceic comemora seis anos nesta quinta-feira

25/10/2018 08:35

O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre comemora seis anos nesta quinta-feira, 25.  Durante esse período o órgão passou por adaptações para se tornar um espaço híbrido, voltado à segurança e prestação de serviços. A partir da vinculação do Ceic à Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), em 2017, a Central de Operação da Guarda Municipal começou a atuar integralmente do Centro para o despacho de ocorrência.  Dentro do Ceic servidores da SMSEG trabalham integrados com representantes das secretarias de Serviços Urbanos, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Esporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde e Educação.

A secretária de Segurança, Claudia Rocha, ressalta a importância do uso da tecnologia como ferramenta à segurança da população. “Estamos otimizando a gestão da cidade e a transversalidade entre as secretarias para que ela ocorra cada vez mais no Centro Integrado. É necessário que as câmeras de monitoramento conversem entre si e esse é um trabalho contínuo. Assim, quem ganha é o cidadão e a cidade. Usamos a tecnologia para atender de forma muito mais dinâmica os usuários de serviços públicosâ€, explica.

Servidores do Ceic têm acesso a 1.103 câmeras e monitoram 196 câmeras distribuídas em prédios municipais (como postos de saúde e escolas) e vias de Porto Alegre, além do acesso às 51 câmeras do Departamento de Comando e Controle Integrado do Estado. De acordo com o coordenador do Ceic, Solon Beresford, atualmente o Centro está em fase de implantação de novas tecnologias que deverão ser entregues ainda em 2018.  "Esses projetos fazem parte dos programas estruturantes. Essas novidades representarão um ganho efetivo para a cidadeâ€, avalia.

As chamadas do Disque Pichação -153 são recebidas no Centro e, se por meio das imagens for detectado um flagrante, uma viatura da Guarda é encaminhada para o local. De janeiro de 2017 a outubro deste ano, foram efetuados 98 registros.

 

Denise Righi