Ceic completa 10 anos como referência em integração de serviços

25/10/2022 10:06
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito afirmou que o governo precisa estar na palma da mão dos cidadãos

Nesta terça-feira, 25, o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) completou dez anos de operação, tornando-se referência como central de integração de serviços de ponta na Capital. Inaugurado em 25 de outubro de 2012, o setor reúne diversas secretarias e órgãos da prefeitura e dispõe de uma central tecnológica com mais de 2,2 mil câmeras externas e internas, capaz de monitorar os mais diversos locais públicos de Porto Alegre. Desde então, o Centro trabalha para garantir maior agilidade e eficácia no atendimento ao cidadão em áreas como segurança, mobilidade urbana, serviços, saúde, entre outros. 

Durante as comemorações dos dez anos, o prefeito Sebastião Melo parabenizou atuação dos servidores que ajudam a fortalecer o trabalho do Ceic ao mencionar que a segurança pública é um dos temas mais desafiadores da gestão e precisa de ação transversal.

“Segurança passa por inteligência, investimentos, mas principalmente por integração de dados e de serviços. Inovação só faz sentido se melhorar a vida da cidade e das pessoas. O governo precisa estar na palma da mão dos cidadãos” - Prefeito Sebastião Melo.

Mirando a modernização e expansão do Ceic, a prefeitura está trabalhando na ampliação do prédio, prevista para 2024. As obras e projetos fazem parte do POA Segura, que prevê investimento de R$ 60 milhões para segurança pública, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Com a expansão do Ceic, vamos ampliar o núcleo de videomonitoramento e a integração entre os diferentes órgãos para prestar um atendimento ainda mais rápido e eficaz para a população”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

O projeto prevê a ampliação de 960 metros quadrados do prédio, que ganhará mais três andares, além de um mezanino. Hoje, o Ceic abriga a central de monitoramento em apenas um piso. Além do centro de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a expansão da unidade contará com todos órgãos que prestam serviços de ponta ao cidadão. O local funciona 24 horas, sete dias por semana. A estrutura possui videowall (parede com uma série de monitores) de 16 metros de comprimento, composta por 36 telas. 

"Somos os olhos da cidade. Graças aos investimentos em tecnologia, o Ceic se consolidou como peça chave na garantia da segurança e da execução de serviços em geral na cidade”, destacou a coordenadora do Ceic, Claudia Gloger.

Além do prefeito Sebastião Melo, a jornada que marcou os dez anos de operação do centro integrado contou com a presença de secretários, autoridades, técnicos e servidores.

Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes