Ceic monitora mais de 1,5 mil câmeras 24 horas por dia

12/02/2021 09:47

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), inaugurado em 25 de outubro de 2012, reúne servidores de secretarias responsáveis pela rotina da Capital, que monitoram 24 horas, sete dias por semana, mais de 1,5 mil câmeras espalhadas pela cidade, possibilitando integração em situações de prevenção e de emergência.

A estrutura conta com videowall (parede com uma série de monitores) de 16 metros de comprimento, por três metros de altura e 39 telas de 55 polegadas. A sala de controle tem 24 posições de trabalho, com 48 monitores que podem reproduzir e controlar qualquer imagem do videowall e dos sistemas de tecnologia da informação da prefeitura.

É neste cenário, que já serviu como centro de controle de crise diversas vezes para a cidade, como no temporal de 2016, que o prefeito Sebastião Melo realiza logo mais, às 11h, a live Vozes da Cidade, com o tema: Fiscalização reforçada, Carnaval sem aglomeração. Os convidados de hoje são o secretário de Segurança, Cel. Mario Ikeda e o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Sobre o Ceic

Vinculado a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), o local funciona como a Central de Operação da Guarda Municipal para o despacho de ocorrências. Defesa Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Limpeza urbana (DMLU), Saúde, Educação e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) têm assentos no local para acompanhar qualquer alteração na cidade.

"A importância do Ceic se acentua nos momentos de crise, quando se tem a necessidade da centralização e coordenação das informações, emitindo relatórios parciais a cada momento", explica o secretário de Segurança, Cel. Mario Ikeda.

Do total de câmeras, 365 delas atuam no cercamento eletrônico de veículos. Através da leitura das placas dos automóveis e a análise em um banco de dados, o sistema identifica a irregularidade, como casos de roubo ou furto, e aciona um alerta para a Guarda Municipal e a Brigada Militar, que destinam as equipes mais próximas para o atendimento da ocorrência. As demais abastecem o sistema de videomonitoramento da cidade. 
 

Bárbara Barbieri

Elisandra Borba