Cercamento eletrônico é apresentado para agentes da Polícia Civil
O Centro Integrado de Comando e Controle (Ceic) da Capital realizou um encontro, nessa segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, com representantes de Delegacias de Polícia Civil que integram o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM). Foram apresentadas as funcionalidades do Cercamento Eletrônico da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), instalado em todos os controladores de velocidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O sistema integra o Programa Estruturante da Secretaria Municipal de Segurança e tem o objetivo de monitorar o furto e roubo de veículos, além de fiscalizar ações administrativas de trânsito.
Ao final do encontro, 46 profissionais foram cadastrados para operar os recursos do Cercamento Eletrônico. “Este trabalho é fruto do desenvolvimento das ações demandadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que fortalece as operações de integração das políticas públicas em segurança”, explica o coordenador do Ceic, Adriano Bokerskis. O evento reuniu, além do corpo técnico do Ceic, os delegados titulares e chefes da Seções de Investigação da Polícia Civil (DPM).
Cercamento eletrônico – Uma das funcionalidades apresentadas no encontro foi a ferramenta de leitura de placas que, no caso da Polícia Civil, irá auxiliar no trabalho de investigação policial e inteligência em segurança pública. Neste ano, no período de janeiro a março, 375 alertas de furto ou roubo foram disparados e 133 veículos recuperados. Atualmente, 162 pistas são monitoradas. O acompanhamento dos alertas de furto ou roubo ocorre tanto no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) do Estado quanto do Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre.
Andrea Brasil