Defesa Civil alerta para chegada de nova tempestade

07/07/2020 08:31
Joel Vargas / PMPA
Dia de frio intenso e céu encoberto.
Tempestade está prevista para a madrugada desta terça-feira, 7, devendo se estender até o fim do dia

A Defesa Civil de Porto Alegre alerta, com base nos avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100mm/dia, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento de 60 a 100Km/h e queda de granizo. A tempestade está prevista para a madrugada desta terça-feira, 7, devendo se estender até o fim do dia. Há risco de alagamentos, de danos às residências, de corte de energia elétrica, de desativação de semáforos, de queda de árvores, de  placas de sinalização e publicitários (outdoor).

A Defesa Civil e a Comiss√£o Permanente de Atua√ß√£o em Emerg√™ncias (Copae), composta por √≥rg√£os municipais e institui√ß√Ķes parceiras (Corpo de Bombeiros e CEEE), dever√£o estar em alerta m√°ximo, com as respectivas equipes dispon√≠veis para o pronto atendimento √† popula√ß√£o e o restabelecimento das condi√ß√Ķes de normalidade nas √°reas que venham a ser atingidas.

Orienta√ß√Ķes √† popula√ß√£o

- Em caso de rajadas de vento n√£o se abrigue debaixo de √°rvores;

- Abrigue-se em local seguro;

- N√£o enfrentar o mau tempo;

- Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;

- N√£o entre em alagamentos;

- Observe as encostas. No caso altera√ß√Ķes afaste-se imediatamente e acione o servi√ßo de emerg√™ncia (Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros);

- Aten√ß√£o especial no tr√Ęnsito (motoristas e pedestres);

- Desligue os aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia;

No caso de emergência, ligue para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Camila Ferro

Denise Righi