Defesa Civil e secretário de segurança vistoriam áreas de risco do Arquipélago
Na manhã desta terça-feira, 6, o secretário municipal de segurança, Mario Ikeda, acompanhou a Defesa Civil de Porto Alegre em uma vistoria nas áreas de risco da região do Arquipélago. Participaram o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues, a subprefeita das Ilhas, Patricia Coelho Salcedo, e o chefe de democracia, Northon Prado.
Mario Ikeda conheceu a história do local, através de murais fixados na Ilha da Pintada, e um pouco da realidade dos moradores da região, contada pela Patricia. “A integração com a subprefeitura e o conhecimento das vulnerabilidades da região das ilhas são muito importantes para podermos atender melhor nas situações que exijam assistência da Defesa Civil municipal”, frisou Ikeda . A inspeção iniciou-se na Ilha Mauá, passou pela Pintada, continuou pela Ilha das Flores e foi concluída na Grande dos Marinheiros.
Na Ilha Grande dos Marinheiros, o grupo percorreu em torno de 10 quilômetros ao norte para chegar na primeira escola da região. Um velhão casarão, construído sobre estacas de concreto de três metros de altura, onde, entre os anos de 1959 e 1972, existiu o Grupo Escolar Norte-Leste, apelidado de “Colejão”. O local atendia os moradores das Ilhas que o acessavam por barco. O prédio também servia de ponto de socorro e abrigagem quando, nas épocas de cheias, os rios transbordavam.
Gilmar Martins