Defesa Civil emite novo alerta para risco de tempestade

30/10/2019 09:22
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Há previsão de chuva forte, com rajadas de vento, raios e queda de granizo
A Defesa Civil de Porto Alegre, diante dos prognósticos climáticos divulgados por Institutos Meteorológicos, emite novo alerta para o risco de chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas (raios), nas próximas 24 horas na Capital. Também há a possibilidade de queda de granizo. 
 
Conforme a Defesa Civil, o alerta tem como finalidade a prevenção, e os órgãos municipais integrantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) estão com as equipes em alerta e disponíveis para atendimento da população e o restabelecimento da normalidade nas áreas que venham a ser atingidas. 
 
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) segue atuando, desde as primeiras horas desta quarta-feira, 30, para minimizar os impactos das chuvas que atingem Porto Alegre. A prioridade das ações é para locais que apresentem riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais. Da meia-noite às 9h, as Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) atenderam pelo menos três casos envolvendo quedas de árvore ou galhos. Somam-se ainda profissionais das equipes de zeladoria urbana do DMLU, que atuam na limpeza e no recolhimento de lixo espalhados pelo evento climático. Há também equipes do Dmae para casos de alagamentos ou acúmulo de água. A população pode fazer o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193. 
 
Instruções de segurança:
Abrigue-se em local seguro
Não enfrentar o mau tempo
Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de publicidade
Desligue equipamentos da rede elétrica
Não entre em alagamentos
Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres)
Observe alterações nas encostas

  

 

Denise Righi

Andrea Brasil