Detetive Cidadão ajuda na recuperação de veículo
O monitoramento das vias internas de Porto Alegre e o auxílio de um cidadão, que fotografou a placa do carro suspeito, ajudou na recuperação de mais um veículo neste domingo, 16. O carro, um GM/Celta prata, foi encontrado às 9h44 de domingo no bairro Mario Quintana. A pessoa que desconfiou no carro suspeito utilizou a ferramenta Detetive Cidadão, disponível no aplicativo #EuFaçoPOA.
Após enviar a imagem, as informações foram compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) que acionou os órgãos de segurança para providências. O #EuFaçoPOA está disponível para usuários da plataforma Android e iOS.
"A divulgação do Detetive Cidadão, por meio do app #EuFaçoPOA, é uma ferramenta de extrema relevância para Porto Alegre. Desde o início da atual gestão, a prefeitura vem ampliando o uso da tecnologia para o combate à violência em todas as regiões da cidade e o Detetive Cidadão, desenvolvido pela Procempa, se soma ao Cercamento Eletrônico no combate ao crime,” afirma o diretor técnico da Procempa, Alexandre Horn.
Cercamento Eletrônico - Dados do mês de maio apontam a recuperação de 41 veículos, de um total de 125 alertas. Comparativamente ao mesmo período do ano passado, quando o sistema entrou em operação, a Capital recuperou cinco vezes mais veículos. Nesse mesmo período, a redução de furtos e roubos de carros caiu 37%, de 1.048 (quando não contava com o sistema), para os atuais 658.
O sistema conta com 93 locais com sistema de reconhecimento de placas, 162 pistas monitoradas, 115 por pardais, 47 por lombadas eletrônicas e 25 câmeras de monitoramento com capacidade de captura de placas. Atualmente, monitora uma média de 850 mil placas por dia, cerca de 25 milhões\mês, com um índice de alerta diário de cinco veículos furtados ou roubados\identificados.
Faça o download do App #EuFaçoPOA:
iOS
Android
Gilmar Martins