Em 15 anos, projeto da Guarda Municipal de prevenção à violência já atendeu mais de 27 mil crianças

20/12/2022 09:08
Divulgação / SMSEG / PMPA
Segurança
Neste ano, quase 2,5 mil alunos participaram do projeto Dois Caminhos, Uma Escolha

Mais de 27 mil crianças e adolescentes já foram contempladas pelas atividades do projeto Dois Caminhos, Uma Escolha, criado em 2007 pela Guarda Municipal em Porto Alegre. Em 2022, quase 2,5 mil alunos foram atendidos em 16 escolas municipais da Capital. A iniciativa é coordenada pela Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias (EAPC) da Guarda Municipal. 

O Dois Caminhos, uma Escolha é um projeto que busca reduzir os índices de violência a partir de um trabalho de aconselhamento dos alunos da rede municipal. A ação também vem aproximando, cada vez mais, a comunidade escolar da Guarda Municipal.

Neste ano, foram abordados temas como: jovens em conflito com a lei, danos ao patrimônio, referências positivas e negativas, direitos e obrigações, bem como as responsabilidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os riscos e danos causados por drogas lícitas e ilícitas também foram abordados. De forma educativa, o EAPC destacou as inúmeras ações para prevenir a violência tanto no ambiente escolar, quanto domiciliar. 

“Como muitas crianças e jovens crescem em meio a um cenário conflituoso, violento e vulnerável, com perspectivas mínimas de desenvolvimento, aliado à ausência em muitos casos da figura paterna, estas ações da Guarda Municipal auxiliam e muito na pavimentação do caminho dos nossos jovens”, destaca o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

As atividades e painéis realizados no projeto são direcionados principalmente para alunos entre 11 e 15 anos. “Nosso objetivo é orientar os estudantes sobre suas escolhas, apontando as consequências futuras. Também buscamos demonstrar que o agente de segurança é um promotor do bem-estar social e que sua presença é bem-vinda na comunidade”, reforça o coordenador do projeto Dois Caminhos, Uma Escolha, Juliano Padilha.

Multifuncional – Peça chave para auxiliar na execução das políticas públicas e sociais, a EAPC foi responsável pelo apoio logístico de quase 80% das entregas de donativos do movimento POA que cuida, encabeçado pelo Gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre. A equipe também prestou apoio ao Gabinete de Causa Animal, Fasc e demais pastas. Em 2022, mais de 760 ações foram realizadas, quase 250 delas prestando apoio para diferentes secretarias.

Saiba mais - A Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias tem como foco principal atuar nas ações preventivas e pedagógicas com atividades lúdicas e de conscientização, bem como estabelecer laços com as comunidades, facilitando as entregas das políticas públicas, em especial as ações sociais executadas pela administração municipal.

Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes