Encontro nacional: Porto Alegre debate ações para fortalecimento da segurança

25/11/2022 20:05
Divulgação /SMSEG
Encontro nacional: Porto Alegre debate ações para fortalecimento da segurança
Evento foi realizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Porto Alegre esteve presente no 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança e Gestores da Área, realizado nesta semana, em Angra dos Reis (RJ). A administração municipal foi representada pelo secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis. O encontro presencial ocorreu entre os dias 23 a 25 de novembro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e no cais de Santa Luzia. O tema central do evento foi o desafio de ampliar a cultura de segurança pública no cenário atual.  Representantes de mais de 160 municípios de Sul a Norte do Brasil estiveram presentes.  

O encontro reuniu secretários, adjuntos, comandantes das guardas municipais, autoridades e especialistas na área da segurança pública para debater os desafios e perspectivas da segurança pública municipal nos próximos anos. Na ocasião, Zottis detalhou as ações e políticas adotadas pela administração municipal no enfrentamento à criminalidade.

"Ao elencar a segurança pública como peça fundamental da nossa gestão, estar presente neste encontro reforça o compromisso de Porto Alegre em tornar a Capital em centro aprazível e seguro. Esta troca de experiências auxiliará ainda mais o poder o público a encontrar alternativas e soluções para os inúmeros desafios que envolvem o setor", destacou Zottis.

Assim como os desafios que permeiam as ações de prevenção à criminalidade, também foram debatidos temas como a abrangência de atuação das guardas municipais, integração das forças policiais, implementação de políticas públicas para redução de riscos para sociedade e também as novas soluções para Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O congresso foi organizado pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems) em parceria com a prefeitura de Angra dos Reis.  

 

Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes