Ferro-velho é autuado por falta de alvará durante operação na área central
Um ferro-velho foi autuado na madrugada desta sexta-feira, 5, durante operação que percorreu estabelecimentos na área central de Porto Alegre. O imóvel, localizado na rua Voluntários da Pátria, é considerado de alto risco - e, por isso, precisa ter documentação regularizada junto ao município.
Em caso de reincidência, o local pode ser interditado e alvo de multa de até 2 mil Unidades Financeiras Municipais (UFMs). A ofensiva visa a prevenção ao crime de furto de fios, bem como a queima de materiais para valorização no mercado informal. Na quinta-feira, três pessoas foram presas em flagrantes do tipo.
“Ações preventivas como esta, em conjunto com o reforço no patrulhamento das regiões mais movimentadas da cidade, contribuíram para a redução desses ataques no segundo semestre de 2023. O trabalho continua neste ano”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias - A população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.
Cristiano Vieira