Fiscalização conscientiza para o uso de câmeras em ferros-velhos

15/09/2023 14:58

 A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), por meio da Diretoria Geral de Fiscalização (DGF), promoveu na manhã desta sexta-feira, 15, mais uma ação de conscientização sobre o uso de câmeras de videomonitoramento em ferros-velhos. Os equipamentos serão obrigatórios ao fim de setembro, quando se encerra o prazo de adaptação à Lei Municipal 13.589/2023. 

O texto, aprovado na Câmara Municipal e sancionado no final de julho, exige a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico em atividades comerciais relacionadas ao desmanche de veículos, fundições, galpões de reciclagem e compra ou venda de sucata, peças novas e usadas de veículos automotores. A determinação visa a garantir a segurança e a supervisão das operações.

Na última ação, dois estabelecimentos foram notificados. Ao todo, sete empreendedores foram orientados sobre a necessidade de instalação de câmeras nesta semana. "Este dispositivo entrará na lista de obrigatoriedades fiscalizada pela Operação Ferros-Velhos em breve. Esperamos que todos estejam adaptados até lá", afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.

Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada há mais de um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.

Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e de fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. 

Alice Felizardo (estagiária) / Supervisão: Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes