Fiscalização recolhe cargas de coleta clandestina de resÃduos no bairro Santo Antônio
Equipes da prefeitura realizaram ação conjunta na manhã desta terça-feira, 25, no bairro Santo Antônio, de combate à coleta clandestina de resÃduos. Dois veÃculos foram autuados, e as cargas foram repassadas para caminhões da empresa contratada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para fazer a coleta de recicláveis na cidade. A operação foi realizada pela Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), vinculada ao Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), em conjunto com o DMLU, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal (GM).Â
"A coleta clandestina de resÃduos é danosa ao meio ambiente e à saúde da população. Após uma seleção de materiais que possam ter algum valor, o restante é jogado aleatoriamente em áreas impróprias, gerando foco de proliferação de doenças", explica o diretor de Fiscalização, Renê Machado de Souza. A ação conjunta ocorre pelo menos uma vez por semana em áreas da cidade com denúncias sobre a ação de veÃculos clandestinos e redução de lixo reciclável nas rotas de recolhimento da equipe contratada.
"A população pode contribuir colocando o lixo em horários próximos da coleta oficial, também denunciando irregularidades pelo fone 156. A coleta de resÃduos realizada pela empresa contratada pelo DMLU é responsável por geração de renda de aproximadamente 500 famÃlias que vivem do trabalho nas unidades de triagem", observa Souza.
Â
Â
Andrea Brasil