Força-tarefa de combate aos furtos de fios é apresentada em evento no Rio de Janeiro
Os resultados das operações Ferros-Velhos e Sinal Vermelho, coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), foram apresentados no Simpósio de Segurança Pública de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O evento - que se encerra nesta quinta-feira, 23 - tem como tema a gestão estratégica e seus impactos sociais.
“O sucesso obtido por Porto Alegre no combate aos furtos de fios já havia sido exposto em um evento no Nordeste. Como este fenômeno é nacional, a troca de informações entre as cidades é fundamental”, afirma o secretário adjunto de Segurança e coordenador das operações, Comissário Zottis.
O simpósio é promovido pela prefeitura de Angra dos Reis. Neste ano, a programação reuniu representantes da segurança pública de todo o país, membros da comunidade científica e a sociedade civil. As discussões tiveram como principal pauta as perspectivas de desenvolvimento do setor.
Operação Ferros-Velhos - Neste ano, a ofensiva colaborou para 24 prisões e três capturas de foragidos. Ao todo, 28 estabelecimentos foram interditados, 54 autuados e 37 notificados. Entre os itens recuperados estão 644,5 quilos de fios e 14 luminárias furtadas das ruas, assim como uma placa de trânsito e uma lixeira.
Operação Sinal Vermelho - Criada em março, a mobilização reforçou o patrulhamento da Guarda Municipal nas madrugadas. Desde então, 18 pessoas foram presas - sendo 14 pelo crime de furto de fios - e dois foragidos acabaram localizados pelos agentes.
Lissandra Mendonça