Forças de segurança atuaram no entorno do Araújo Vianna
As forças de segurança municipais e estaduais atuaram juntas no entorno do Auditório Araújo Vianna, na noite desta sexta-feira, 29. A operação, que leva o mesmo nome do teatro, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança está acontecendo desde quarta-feira e se estenderá até domingo. O objetivo é proteger o público dos shows e coibir a ação de guardadores de veículos em vias públicas.
“Estamos agindo de forma integrada para coibir cobranças e ameaças aos motoristas e frequentadores de espetáculos. Além disso, a presença dos agentes dá a sensação de segurança e inibe tumultos e crimes nesta área do parque”, ressalta o secretário-adjunto, comissário Zottis.
Participaram da ação a Ronda Ostensiva da Guarda Municipal, o 9°Batalhão da Policia Militar, a equipe da Polícia Civil, fiscais do município e o efetivo da Empresa pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Sobre a lei - Em 2019 foi aprovada a lei que proíbe a atividade de guardador autônomo de veículos automotores - flanelinhas - em vias e logradouros públicos do município de Porto Alegre.
Também ficou estabelecido que compete aos agentes de fiscalização, guardas municipais e agentes de trânsito e transporte, dentro de suas competências e de forma compartilhada, fiscalizar e coibir a exploração indevida da atividade de guardador de veículos, cabendo a eles proceder na remoção daqueles que explorem indevidamente, procedendo ao registro da ilegalidade da profissão.
Fabiana Kloeckner