Guarda Municipal capacita policiais civis para uso de arma de choque

08/08/2022 17:24

A Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal (EFEGM) capacitou para uso de arma de choque uma turma de policiais da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre. A instrução foi conduzida na manhã desta segunda-feira, 8, pela equipe da guarda nas dependências da escola, localizada no bairro Rio Branco. Desde 2011, a Guarda Municipal utiliza o equipamento não letal para auxiliar nas ações da segurança pública.

“A integração entre os órgãos de segurança para o aperfeiçoamento das ações, capacitando os agentes que atuam na ponta, é muito importante. A habilitação no manuseio da Spark é fundamental para o trabalho operacional, pois possibilita ao agente utilizar uma arma não letal para uma ação específica”, afirma o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Para o diretor da EFEGM, Rodrigo Silveira Osowski, o treinamento é mais um passo ao fortalecimento da instituição como escola de formação de agentes da segurança pública. "Além disso, engrandece os laços de integração com a Polícia Civil”.

A pistola Spark, marca brasileira, é uma arma capaz de paralisar a pessoa através de choque elétrico com descarga de cinco mil volts. O dispositivo pode eletrocutar alvos até sete metros de distância. Um tiro da Spark dispara dois dardos que paralisam o indivíduo por até cinco segundos através de choque elétrico.

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins