Guarda Municipal completa 130 anos e faz homenagem a servidores e parceiros

03/11/2022 17:09
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Evento no Paço Municipal contou com a presença de autoridades e servidores

Nesta quinta-feira, 3, a Guarda Municipal de Porto Alegre completa 130 anos de serviços prestados aos porto-alegrenses e é uma das mais antigas do país. Criada em  1892, a corporação transformou-se em um patrimônio da Capital por zelar e proteger os espaços municipais. Para marcar o aniversário, um evento foi realizado no Paço Municipal com a presença de autoridades e servidores. Durante a cerimônia, também foram entregues 12 Comendas da Guarda Municipal. 

Para o prefeito Sebastião Melo, a gestão tem feito um esforço para qualificar o trabalho da corporação com investimento em armamento, equipamentos e viaturas, além de fortalecer o papel do município de contribuir com a segurança pública.

“Uma cidade que gera oportunidades, que tem espaços públicos bem conservados, crianças na escola, boa iluminação nas ruas e cultura disponível aos cidadãos é muito mais segura para se viver” - Prefeito Sebastião Melo.

Além da defesa ao patrimônio, o guarda municipal também passou a atuar nos espaços públicos da cidade. As guarnições dispõem de viaturas que exercem o serviço de fiscalização e patrulhamento. O atendimento é integral nas 24 horas e pode ser solicitado pelo telefone 153.

“A Guarda Municipal tem um papel importante, auxiliando na segurança dos espaços públicos e no cumprimento das leis municipais. Trabalhamos na sua qualificação, com a aquisição de novos materiais, equipamentos e capacitação do seu efetivo”, afirma o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda. 

Investimento - Para fortalecer a Guarda Municipal, foram adquiridos novos armamentos, equipamentos e viaturas. Além disso, está em andamento um concurso para entrada de novos agentes, com limite de idade de 25 anos. A construção de um plano de carreira também está em curso. A corporação ainda passará a contar com uma sede própria no Parque Marinha do Brasil.

“Esta data chega em um momento de transição da Guarda Municipal, no qual o aperfeiçoamento técnico, operacional e institucional estão em pleno andamento. Nada mais digno do que celebrar este aniversário com muito empenho, dedicação e abnegação”, destacou o comandante da corporação, Marcelo do Nascimento.

Atuando em diferentes frentes, a corporação também conta com a Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias (EAPC), responsável pela promoção da cidadania e participação de ações de prevenção da violência. 

O efetivo também conta com um Centro de Formação da Guarda Municipal, hoje Escola de Formação e Especialização de Guardas Municipais (EFEGM), onde os servidores têm cursos regulares de atualização operacional, técnica policial e de legislação. Em 2017, foi criada a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com a missão de reforçar o patrulhamento no combate à criminalidade.

Agraciados com a Comenda da Guarda Municipal: 

Guarda municipal mais antigo: Getúlio Marcos Oliveira Roliano
Guarda municipal mais antiga: Riva Dias Pacheco
Guarda municipal por bravura: Clívia Adriana dos Santos Damasceno 
Guarda municipal póstumo: Lessandro Tevah Casal 
Guarda municipal inativos: Marco Ramos 
Guarda municipal ex-comandante: Roben Roges da Silva Martins
Entidade privada parceira: Leonardo Abelin Fração, do Instituto Cultural Floresta
Servidora parceira: Lediane Tassi
Câmara Municipal: Idenir Cecchin 
Parceira policial Brigada Militar: Luciano Moritz
Parceira policial Polícia Penal: Juliano Manuel Moro
Parceira policial Polícia Civil: Rodrigo Reis

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes