Guarda Municipal dispersa aglomeração na Praça Júlio Mesquita

20/05/2022 10:22
A Guarda Municipal dispersou, na madrugada desta sexta-feira, 20, uma aglomeração com centenas de pessoas na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre. O público deixou o local voluntariamente, sem o registro de incidentes. Os agentes de segurança foram acionados após terem recebido denúncias de moradores da região por perturbação de sossego.
 
A dispersão contou com apoio do efetivo da Polícia Civil. Ao todo, 12 guardas municipais e mais quatro agentes de polícia, divididos em cinco viaturas, participaram da ação. A maioria do público presente participava de um festival cultural realizado em espaços públicos.
 
“De forma integrada com as forças policiais, atuamos de forma preventiva e educativa junto ao público para auxiliar na dispersão da população”, afirmou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
 
“A dispersão desta madrugada ocorreu tranquilamente, sem a necessidade do uso de equipamentos de dispersão. De forma pacífica, o público colaborou com os agentes de segurança e deixou o local gradativamente. Foi uma ação que ocorreu de forma ordeira”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.
 
Em função da concentração de público presente, muitos focos de lixos se acumularam pela praça e entorno. Uma equipe com 13 garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) garantiu a limpeza do espaço. A equipe recolheu em torno de 20 sacos de resíduos, compostos por garrafas, latinhas, copos plásticos e outros, o que equivale a cerca de 400 quilos de material.
 
Denúncias podem ser realizadas, de forma anônima, pelos telefones 153 e 156.
Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes