Guarda Municipal evita ocupação em prédio que oferece risco

10/07/2019 18:12

A Guarda Municipal foi acionada, nesta quarta-feira, 10, após nova tentativa de invasão de imóvel do Município localizado na rua Baronesa do Gravataí, bairro Menino Deus. Os agentes atuaram de forma a garantir a integridade física e a manutenção da segurança dos envolvidos.

No local, havia 14 pessoas. Após negociação com a Guarda, a maioria saiu de maneira pacífica, e ocorreu somente uma tentativa de resistência, sendo necessária a condução do autor à autoridade policial. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está fazendo o encaminhamento das famílias e de seus pertences. A Guarda Municipal permanece no local garantindo a segurança.

O prédio, que apresenta risco de desabamento, já teve sua desocupação concluída no dia 7 de junho, em cumprimento da ação de reintegração de posse, ajuizada em maio pela Procuradoria-Geral do Município (PGM). O Município demonstrou que não há condições de permanência das famílias no local. A própria decisão judicial foi fundamentada no risco que as pessoas corriam habitando o imóvel.

Na ocasião, técnicos da Fasc fizeram a retaguarda das dez famílias, que receberam oferta de auxílio moradia antes da reintegração de posse. Três famílias já estão usando o benefício em moradia alugada. Para quatro delas, a Fundação está aguardando a indicação dos endereços dos imóveis para aluguel, que deve ser entregue por parte dos usuários, para que seja feito o pagamento. As outras três famílias não solicitaram o auxílio.   

 

Elisandra Borba

Rui Felten