Guarda Municipal intensifica patrulhas em praças e parques para coibir furtos de fios elétricos

03/06/2022 08:46

Para intensificar o combate ao furto e roubo de fios da rede de iluminação pública, a Guarda Municipal vem intensificando as patrulhas em praças e parques de Porto Alegre. Entre a noite de quinta-feira, 2, e a madrugada desta sexta-feira, 3, incursões foram realizadas em áreas dos parques Marinha, Redenção, Praça México, Parcão, Matriz, Parque Chico Mendes, entre outros. A ofensiva foi encabeçada pela Secretaria Municipal de Segurança. Mais de dez áreas verdes foram vistoriadas. 

A ação contou com mais de 20 agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), divididos em oito viaturas, e apoio de uma equipe volante da Polícia Civil. A patrulha rotineira ganhou força em função dos últimos incidentes. 

“Estamos reforçando as patrulhas para frearmos os furtos de cabos e fios da rede elétrica. Além das ações especificas da Guarda Municipal, também estamos atuando de forma integrada com as demais forças policiais para ampliarmos a sensação de segurança da população”, ressaltou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Além do patrulhamento efetivo, a corporação vem contando com auxílio da população através do recebimento de denúncias. Atitudes suspeitas podem ser informadas, de forma anônima, para o telefone 153 de Guarda Municipal. 

“De forma integrada, as forças de segurança do Município e Estado estão atuando para combater a criminalidade e manter o funcionamento da rede de iluminação em praças e parques da cidade”, destacou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Prisões - No primeiro quadrimestre, a Guarda Municipal registrou aumento de 63% de prisões, em relação ao mesmo período de 2021 em Porto Alegre. De janeiro a abril, 62 pessoas foram detidas em 50 ocorrências atendidas, nove delas especificamente por roubo e furto de fios de energia. Nos primeiros quatro meses de 2021, foram registradas 38 prisões.

Força-tarefa - Em parceria com o Estado, o Município também criou uma força tarefa permanente de combate aos crimes de furto, roubo e receptação de fios de cobre. A ação integrada conta com agentes e fiscais de diversas áreas da prefeitura, com apoio da Guarda Municipal e forças policiais como Brigada Militar, Polícia Civil, entre outros.

  

 

Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes