Guarda Municipal passa a usar drones térmicos para coibir crimes em parques

03/04/2023 09:01

A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), por meio da Guarda Municipal, reforça com drones térmicos o monitoramento noturno dos parques de Porto Alegre a partir desta segunda-feira, 3. Os equipamentos, adquiridos por meio do projeto POA Segura, podem identificar movimentações suspeitas nos pontos mais remotos dos espaços públicos.

Inicialmente, dois equipamentos serão utilizados para sobrevoar os parques Farroupilha (Redenção) e Marinha do Brasil. Os pilotos integram as guarnições que já realizam, diariamente, o patrulhamento destes espaços. O objetivo da medida é dar mais agilidade à ação dos agentes, evitando que os parques tenham problemas de funcionamento ao amanhecer.

“A realidade dos parques não é diferente da encontrada nas ruas e, nestes locais, a vegetação pode impedir a visualização de um eventual crime. O uso da tecnologia é fundamental para a redução gradual dos índices, tendo como ponto central o Ceic, que é o nosso Centro Integrado de Comando”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

A iniciativa tem caráter permanente e fará parte das ações de rotina da corporação. O voo de instrução dos drones, que permitiu verificar a viabilidade da ação, ocorreu no último dia 26, durante o Baile da Cidade. A avaliação é que os equipamentos facilitam as abordagens, pois são menos visíveis que as viaturas e retardam a fuga de suspeitos.

“Os drones qualificam muito o trabalho dos guardas, sendo um importante recurso que volta a ser utilizado para garantir a segurança dos cidadãos. Estamos preparados para fazer o melhor uso possível dos equipamentos, que já haviam sido muito úteis no período da pandemia”, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Outras iniciativas - A secretaria, em conjunto com as forças de segurança estaduais, mantém as operações Ferros-Velhos e Sinal Vermelho, criadas para o combate aos crimes de furto e receptação na Capital. Nos últimos 15 dias, as forças-tarefas prenderam sete pessoas e intervieram no funcionamento de 11 estabelecimentos irregulares.

Denúncias - A população pode auxiliar a coibir os crimes patrimoniais nos espaços públicos por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes