Guarda Municipal prende criminoso após câmeras de segurança flagrarem furto de fios na Orla
A Guarda Municipal prendeu em flagrante, nesta madrugada, 29, um homem que estava furtando fios da rede elétrica de um bar localizado no trecho 1 da Orla do Guaíba. A prisão ocorreu por volta das 4h30. O crime foi flagrado pelo sistema de videomonitoramento da região. A Orla conta com 72 câmeras de segurança, incluindo as do trecho novo.
Ao avistar o suspeito, a rede de câmeras passou a monitorar a movimentação do criminoso. Em seguida, o homem de 29 anos é flagrado arrancando parte dos fios do estabelecimento. Uma guarnição foi deslocada imediatamente para efetuar a prisão. Ao avistar os agentes da Guarda Municipal, o assaltante ainda tentou fugir, mas foi capturado na av. Presidente João Goulart.
“A Orla do Guaíba é um espaço de todos os porto-alegrenses. Não mediremos esforços para manter a segurança do local. Este é um dos espaços mais vigiados da Capital. Mais uma vez, o emprego da tecnologia resultou na combate à criminalidade”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.
Após a prisão, o criminoso foi levado para a 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi autuado em flagrante por furto. Ele já tinha antecedes criminais.
Posto remodelado - Desde janeiro, a Guarda Municipal passou a contar com um novo posto avançado às margens do Guaíba visando à ampliação da segurança no local. A unidade da corporação foi completamente adesivada para reforçar a identidade visual e aumentar a sensação de segurança dos frequentadores. O posto opera no local desde a inauguração do trecho 1 da Orla, em junho de 2018. Além do efetivo permanente, a unidade conta com amplo sistema de videomonitoramento. Ao todo, 72 câmeras de segurança foram instaladas entre os trechos 1 e 3.
Além do serviço de videomonitoramento, a Guarda Municipal também realiza patrulhamento diário, com veículos automotores e bicicletas na região, garantindo a ordem do espaço público.
Com maior efetividade, a corporação atendeu 32 ocorrências criminais de furto e roubo na Orla em 2020, resultando na prisão de 35 pessoas. Em 2021, foram 22 registros, com 28 indivíduos detidos.
Lucas Rivas
Andrea Brasil