Guarda Municipal realizará ação de cidadania neste sábado
O Núcleo de Ações Preventivas (NAP) da Guarda Municipal acompanha neste sábado, 1º, visita de dez alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Porto Novo ao município de Guaíba e ao Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. O NAP atua junto à rede municipal de ensino, divulgando de forma educativa, a importância da atitude como forma de prevenção à violência no ambiente escolar.
O roteiro da atividade contará com o tema: “Fotografando a História”. Para realizar a tarefa, os alunos da turma C 21 do 8° ano da escola, a vice-diretora, Carolina Deros e seis fotógrafos sairão do Cais Mauá, a partir das 9h, e por meio do Catamarã, o grupo se deslocará até Guaíba. A empresa Cat Sul ofereceu gratuitamente o serviço. Em Guaíba, os alunos serão recepcionados pelas fotógrafas Beatriz Donelli e Maris Strege, que se juntarão ao grupo. Eles farão um passeio turístico na Jardineira da Costa Doce e conhecerão o Sítio Histórico da cidade.
No trajeto, eles vão conhecer patrimônios naturais como o Morro José Lutzenberger, a orla do Guaíba, a Ilha das Pedras Brancas, bem como locais de importante valor para a memória da cidade, como o Sítio Histórico, elementos da paisagem da cidade, como o Cipreste e a Casa de Gomes Jardim. Esses últimos, renderam a Guaíba o título de Berço da Revolução Farroupilha, por sua localização estratégica, próxima da Capital. Os estudantes também participarão de uma palestra sobre a Revolução Farroupilha. Ao meio-dia os alunos retornam a Porto Alegre para visitar o Acampamento Farroupilha, que ocorre de 7 a 20 de setembro no Harmonia e este ano conta com 348 piquetes.
O coordenador do NAP, Juliano Padilha, afirma que a Guarda Municipal, por meio do núcleo, cumpre o seu papel de formação de cidadãos conscientes e de valorização das coisas da nossa terra. “Este passeio é mais uma iniciativa que vai ao encontro desse conceito”, salientou.
O projeto foi desenvolvido pelo grupo Pegadas em Porto Alegre, em conjunto com o NAP e a Emef Porto Novo. Inegram o Pegadas os fotógrafos Carlos Eduardo Vaz, Juarez Machado, Adriana Schroeder Ferrari, Beatriz Donelli, Maris Strege e Sandra Rodrigues.
Histórico - O Núcleo de Ações Preventivas (NAP) foi criado em 2007 com o objetivo de atuar junto à rede municipal de ensino, divulgando de forma educativa a importância da atitude como forma de prevenção à violência no ambiente escolar. Com isso, os agentes da guarda palestram nas escolas e apresentam o projeto "Dois Caminhos, Uma Escolha" aos alunos, que tem por objetivo esclarecer os encaminhamentos de jovens em conflito com a lei, além de trazer noções básicas de direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança (ECA), e alertar sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas (drogas), entre outras atividades.
Outro projeto realizado pelo NAP é o Teatro de Bonecos com a “Turma Legal”, que aborda a questão da justiça restaurativa tratando da conscientização de todos em uma comunidade para resolver problemas tais como a questão do cuidado com o meio ambiente e patrimônio público, expondo opiniões e buscando soluções.
Gilmar Martins