Guarda Municipal recebe treinamento para direção de viaturas

30/06/2022 15:18
Giulian Serafim / PMPA
SEGURANÇA
Parceria com a Brigada Militar possibilitou realização do curso nesta quinta-feira
A Secretaria Municipal de Segurança firmou parceria inédita com a Brigada Militar para o curso de direção policial, voltado especificamente para o patrulhamento de viaturas de segurança. O treinamento prático de 20 agentes municipais ocorreu nesta quinta-feira, 30, no Complexo do Porto Seco. Na semana passada, a corporação ganhou reforço de 20 novos carros para auxiliar no enfrentamento à criminalidade.
 
Ministrado pelo comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), coronel Luciano Moritz Bueno, o curso contou com atividades teóricas e práticas. O treinamento foi dividido em quatro módulos: exposição do veículo, direção defensiva, frenagem e simulação de perseguição. 
 
"O treinamento é importante, pois eleva ainda mais a qualificação e o preparo dos agentes da Guarda Municipal. Ao extrair o máximo recurso das novas viaturas, o efetivo poderá dar uma pronta resposta ainda mais ágil e eficaz", afirma o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
 
Com mais de 30 anos de Brigada Militar, o coronel Bueno já capacitou cerca 3,5 mil PMs no curso de direção policial. "O agente deve ter o domínio máximo de todas as ferramentas, incluindo o novo câmbio automático. Esta qualificação garante maior segurança e preparo em situações de estresse, emergência e controle de velocidade”, ressaltou o comandante do CRBM.
 
Na Guarda Municipal, apenas os agentes habilitados com Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), podem conduzir as viaturas da corporação.
 
Giulian Serafim / PMPA
SEGURANÇA
Corporação conta com 20 veículos novos
Novas viaturas - A Guarda Municipal ampliou o patrulhamento com a chegada das 20 novas viaturas na última sexta-feira, 24. Foram investidos R$ 3,1 milhões para aquisição dos veículos, modelo Fiat Pulse. A nova frota veio equipada com radiotransmissores, câmeras externas e internas, giroflash e câmbio automático.
 
Os veículos foram adquiridos com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do projeto POA Segura, que conta com R$ 60 milhões em recursos para aquisição de equipamentos, infraestrutura e qualificação dos órgãos de segurança do município.
Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes