Guarda Municipal recebe treinamento para utilização de novos calibres

25/11/2022 15:41
Vinny Vanoni/PMPA
Segurança
Secretário de Segurança, Mario Ikeda, acompanhou a capacitação

A Guarda Municipal deu início a capacitação para utilização de novos calibres de armas de fogo. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais (CTTE), no bairro Belém Novo. Para renovar o armamento da corporação, a Secretaria Municipal de Segurança investiu R$ 1,4 milhão na aquisição de 300 pistolas modelo 9 milímetros e dez carabinas.

Durante a qualificação, os instrutores fazem  testes de tiro de precisão em diferentes alvos e distâncias. Exercícios de saque rápido e de disparos em movimento também são realizados. Para o curso de habilitação, são formados grupos de 12 a 14 agentes de segurança.

“Estamos trabalhando para termos uma Guarda Municipal mais preparada tecnicamente para garantir a defesa da sociedade porto-alegrense. São investimentos em armamentos, EPIs e capacitação que garantem uma maior qualificação técnica e profissional dos agentes”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

O curso de adaptação para o novo calibre tem duração de 16h com atividades teóricas e práticas. Todos os guardas que portam pistolas semiautomáticas estão sendo habilitados neste momento para o manuseio da 9 milímetros. Depois, as atividades serão estendidas até haver a capacitação total do efetivo. 

“A capacitação constante faz parte do DNA da Guarda Municipal principalmente em um momento onde estamos incorporando novos equipamentos para corporação”, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.

Roben Martins, instrutor de armamento e tiro da Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal (EFEGM), explica que a capacitação ocorre de forma periódica e constante visando o melhor preparo do agente. “Esta habilitação garante ao agente dominar o novo armamento para utilizá-lo com precisão e segurança nas ruas”, afirmou. 

POA Segura - Os recursos destinados para aquisição dos novos armamentos são oriundos do projeto POA Segura, voltado para qualificação, reestruturação e investimentos tecnológicos para área da segurança pública. As novas armas contam ainda com carregadores, coldre e sistema de segurança contra disparos acidentais.

 

Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes