Guarda Municipal vai usar bicicleta para reforçar monitoramento da Orla do Guaíba

30/12/2021 10:19
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Com mobilidade ampliada, Guarda Municpal aumentará a vigilância.

A segurança dos frequentadores e visitantes da Orla do Guaíba será reforçada com o patrulhamento de guardas municipais de bicicleta. Em duplas, os agentes irão ampliar a ronda policial, inicialmente, nos trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba. Na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Sebastião Melo realizou a entrega dos novos equipamentos. A cerimônia ocorreu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença do secretário de Segurança, coronel Mário Ikeda, e do comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.

“A Guarda Municipal nos espaços públicos de Porto Alegre vem atuando além da segurança patrimonial. A nova orla já é uma realidade que aproximou a população do Guaíba e agora contará com mais reforço no patrulhamento com os guardas de bicicleta” - Prefeito Sebastião Melo.

Ao todo, 20 bikes foram adquiridas pela prefeitura, por meio de pregão eletrônico realizado em outubro, no valor de R$ 53,6 mil. “Com a chegada das bicicletas, além de aumentarmos o patrulhamento e a mobilidade no local, também iremos reforçar a integração dos agentes de segurança com os usuários da orla”, ressaltou Ikeda.

A guarnição será identificada pelo uniforme da corporação. Já as bikes serão azuis, com adesivos identificando a Guarda Municipal. As bicicletas pesam 16 quilos e contam com quadro mínimo tamanho 17, suspensão dianteira, câmbio de 24 marchas e freio a disco.

Ao proporcionar maior mobilidade, as duplas de guardas ciclistas irão ampliar a vigilância nos cerca de 4 quilômetros, que englobam os trechos 1 e 3 da orla. "A bicicleta nos dá agilidade dentro das características do terreno das nossas praças e parques. Além disso, é um veiculo de locomoção mais adequado também, sob o ponto de vista ambiental”, frisou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.

A chegada das bikes também faz parte do projeto POA Segura, que contará com investimento de R$ 60 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão aplicados em equipamentos, infraestrutura e qualificação dos órgãos de segurança do município. Desde o começo do ano, três liberações de recursos da instituição financeira já foram realizadas para o POA Segura, representando 13,5% do total projetado para tecnologia e compra de equipamentos para a Guarda Municipal.

 

Lucas Rivas

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes