Integração com câmeras do Parque Pontal amplia videomonitoramento
A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) integrou ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) as 33 câmeras instaladas no Parque Pontal. A iniciativa, que não gerou custos à administração pública, tem como objetivo o reforço na vigilância do espaço, com foco no lazer e turismo.
“A parceria entre os agentes públicos e privados é fundamental para o fortalecimento da segurança pública. A ampliação da cobertura do videomonitoramento na região era uma necessidade, já que a inauguração dos novos empreendimentos aumentou a circulação de pessoas na região”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
O Parque Pontal fica na antiga área do Estaleiro Só e abriga um complexo multiuso com shopping, hotel, centro de eventos, salas comerciais e consultórios. A integração das câmeras de videomonitoramento da área com a prefeitura estava prevista no contrato que viabilizou a construção do complexo, em uma contrapartida da iniciativa privada.
“Além do compartilhamento das imagens obtidas no Parque Pontal, o acordo também prevê a manutenção dos equipamentos por dez anos. Ao todo, temos mais de 2,3 mil câmeras no município. Parcerias como esta vão nos ajudar a ampliar ainda mais este número”, ressalta a diretora de Planejamento e Políticas de Segurança Municipal, Gabriela Veríssimo.
Reforço na operação - O Ceic passou por uma mudança de caráter de atuação no último dia 1º. O reforço na operação aproximou o órgão das secretarias municipais para a definição de protocolos para os serviços da administração. Nos próximos meses, o Centro receberá investimentos para a ampliação física e da rede tecnológica.
Gilmar Martins