Novos agentes da Guarda Civil Metropolitana reforçam patrulhamento na região central
Os 97 novos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), formados na última semana, já começaram a atuar nas ruas da Capital. Integrados ao efetivo da corporação, eles participam de ações de patrulhamento preventivo e apoio à segurança em diferentes regiões da cidade.
Nesta semana, parte dos novos guardas atuou em operação realizada no entorno do Paredão da Voluntários da Pátria, área de grande circulação de pessoas. A iniciativa teve como foco a ampliação da presença da GCM, a orientação da população e a prevenção de ocorrências, contribuindo para a segurança de trabalhadores, comerciantes e cidadãos que transitam pelo local.
"Esse reforço amplia a presença da Guarda Municipal nos espaços públicos e qualifica o trabalho preventivo realizado diariamente. O objetivo é promover mais segurança e proximidade com a comunidade, por meio de ações planejadas e integradas", afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Marcelo do Nascimento, ressalta que a ampliação do efetivo permite intensificar o patrulhamento em diferentes regiões. "Os novos agentes passam a contribuir diretamente com as atividades operacionais da corporação, ampliando nossa capacidade de atendimento e presença nos locais com maior demanda, sempre com foco na prevenção e na proteção da população", destaca.
Os agentes concluÃram um curso de formação com 836 horas-aula, abrangendo conteúdos como direitos humanos, mediação de conflitos, legislação, armamento e tiro e técnicas de atuação operacional. Com a incorporação da última turma, a mais numerosa dos últimos anos, o efetivo da GCM passa de 330 para 427 agentes.Â
Na semana passada, o prefeito Sebastiao Melo anunciou que mais 40 aprovados do último concurso serão chamados para realizar o curso de formação, ampliando ainda mais o efetivo da corporação nos próximos meses.
 Â
Â
Andrea Brasil