Número de prisões efetuadas pela Guarda Municipal aumenta mais de 180%

08/11/2023 09:25
SMSEG/Divulgação PMPA
SEGURANÇA
Força-tarefa combate roubo e furto de fios elétricos

O aumento das ações ostensivas da Guarda Municipal e a implementação de uma nova estratégia operacional resultaram em aumento de 181% no número de prisões efetuadas pela corporação em Porto Alegre. Segundo o balanço, que leva em consideração os dados registrados até 31 de outubro, 256 pessoas foram detidas pelos agentes municipais neste ano.

Em 2022, no mesmo período, foram 91 detenções. “A Guarda Municipal tem muito a contribuir para a segurança pública. Trabalhamos para qualificar estes atendimentos, que acontecem de forma integrada com os órgãos estaduais, dentro da competência legal de atuação de cada um”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

O maior númetro de prisões realizadas pela Guarda Municipal ocorreu em abril, quando 85 suspeitos foram conduzidos em meio à força-tarefa de combate aos furtos e roubos de fios elétricos. A maior parte das ações foi registrada no Centro Histórico (66), seguido dos bairros Cristal (61), Praia de Belas (24), Farroupilha (21), Cidade Baixa (11), Floresta (11) e Bom Fim (sete).

“O trabalho integrado com as demais forças de segurança reforça a certeza de que estamos no caminho certo. Vamos avançar mais, com foco no aperfeiçoamento técnico dos agentes, em busca de uma cidade mais justa e segura para todos”, ressalta o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Atendimentos - Além dos crimes de furto e roubo de fios, foram atendidos casos de agressão, ameaça, dano, desacato, furto de celular, injúria, porte ilegal de arma de fogo, receptação qualificada, violência doméstica, entre outros. A população pode acionar a Guarda Municipal por meio do telefone 153, que funciona a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Reforço - A Escola de Formação e Especialização de Guardas Municipais (EFEGM) está mobilizada no treinamento de 57 novos agentes. A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) também entregou novas viaturas, bicicletas, quadriciclos, armamentos, drones, uniformes e um planejamento de bases que dará ainda mais ostensividade às ações da corporação.

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça