Operação conjunta interdita ferros-velhos irregulares na Zona Leste

13/10/2022 13:33

Nesta quinta-feira, 13, dois ferros-velhos foram interditados e um terceiro autuado por irregularidades constatadas durante operação conjunta realizada no bairro São José, na Zona Leste de Porto Alegre. A ação contou com mais de 25 agentes de segurança, com apoio de servidores municipais e técnicos de empresas de telefonia e energia. A ofensiva teve como alvo cinco ferros-velhos na região. Um suspeito foi preso por furto de energia. 

Participaram efetivos da Guarda Municipal, do 19º Batalhão de Polícia Militar, fiscais municiais e agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). "Com fortalecimento da legislação municipal quanto ao funcionamento de ferros-velhos, ampliamos a fiscalização exigindo a origem de materiais comercializados”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Nos locais interditados, foram localizados materiais sem origem comprovada como pneus e escadas, por exemplo. Um outro estabelecimento também foi autuado por não apresentar alvará de funcionamento. "As ações rotineiras enfraquecem a rede de receptação e impactam na diminuição da compra e venda de materiais furtados na cidade", destacou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Ferros-velhos - Desde a metade de agosto, vigora em Porto Alegre a nova legislação que regulamenta as atividades em ferros-velhos. A lei endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados nestes locais, já que a procedência dos objetos deve ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição do espaço e aplicação de multa após conclusão de processo administrativo. 

Denúncia - Para auxiliar no combate ao furto de fios, a população também pode realizar denúncias, de forma anônima, pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou através do app Detetive Cidadão.

 

Lucas Rivas

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes